O que é?

IA no dia-a-dia

Não é exagero dizer que, ao menos uma vez por dia, interagimos com uma ferramenta baseada em Inteligência Artificial. Inclusive, muitas vezes, fazemos isso sem sequer perceber, tamanha a eficiência dos sistemas que utilizam essa tecnologia. Acompanhe algumas das principais aplicações da IA.

  • E-commerce
    Certamente, você já pesquisou por um produto do seu interesse na internet e, posteriormente, passou a receber recomendações de itens semelhantes, não é mesmo? Isso é possível graças ao uso da Inteligência Artificial, que analisa o histórico de navegação do usuário para mostrar ‘’vitrines’’ personalizadas e inteligentes.
  • Assistente virtual
    Alexa e Google Assistente são nomes que você reconhece? Não é para menos, pois essas são algumas das assistentes virtuais mais famosas do momento e que são equipadas com Inteligência Artificial. Elas podem ser programas para as mais variadas atividades, como comprar por voz, conversar e fazer pesquisas online.
  • Serviços de streaming
    abe o serviço de streaming que você adora se conectar, seja para ouvir música enquanto se exercita, seja para assistir a sua série preferida no final do dia? Então, ele também conta com IA para personalizar as listas de recomendações de conteúdo que o usuário vai gostar de ouvir ou assistir.
  • Câmeras de vigilância
    A segurança também é beneficiada pela tecnologia inteligente. Um exemplo disso são as câmeras de vigilância com IA integrada, que são posicionadas em diferentes locais das cidades e podem fazer o reconhecimento de perfis de pessoas procuradas pela polícia.
  • Aplicativos de rotas
    O engarrafamento no trânsito é um problema que milhares de pessoas que trafegam pelos grandes centros urbanos enfrentam nos horários de pico. Os aplicativos de rota com IA podem solucionar essa situação, uma vez que utilizam a rede de conexão dos smartphones e análise de satélites para interpretar os dados de trânsito em tempo real e gerar sugestões para chegar ao trajeto desejado em menor tempo.
  • Casas inteligentes
    As casas inteligentes utilizam a interconexão de dispositivos, como luzes, aquecedores, trancas e janelas, e a combinação com assistentes virtuais para ativá-los e ajustá-los tanto por aplicativos de celular quanto por comandos de voz.
  • Reconhecimento facial
    O reconhecimento facial funciona por meio de um software biométrico que mapeia as características da face de uma pessoa e as armazena, construindo uma espécie de identidade virtual. Isso só é viável devido ao uso de algoritmos de aprendizado profundo, capazes de captar imagens e compará-las com os arquivos armazenados no sistema.